Lavagem a seco: o que é, como funciona e vantagens de usar


Os profissionais que trabalham com serviços de lavagem a seco se destacam no mercado. A lavagem a seco é um desses serviços que anda de mãos dadas com a preservação do meio ambiente. 

A ideia de lavar veículos com o mínimo de água possível se expandiu pelo país em meio ao momento de crise hídrica, vivenciada pelos brasileiros entre os anos de 2014 e 2016. 

Assim, fruto de uma necessidade, a limpeza a seco se tornou uma opção bem interessante de atendimento diferenciado para profissionais de estética automotiva. 

A NBC é referência em comercializar produtos que buscam por qualidade para a prestação de serviços de limpeza e estética automotiva.

Para saber mais sobre a lavagem a seco e o motivo desse tipo de serviço ser tão essencial nos dias atuais, continue a leitura do nosso conteúdo. 

 

O que é a lavagem a seco?

 

Como informamos anteriormente, a lavagem a seco começou a se popularizar a partir de 2014, quando a região Sudeste do país enfrentou uma grave crise hídrica. 

O estado de São Paulo foi a principal localidade atingida pela escassez de água. Durante os meses em que os reservatórios do estado indicaram níveis extremamente baixos, a população teve que repensar os hábitos diários do consumo desse recurso. 

Ao mesmo tempo, muitos serviços do mercado foram repensados e reestruturados para que pudesse ser evitado, ao máximo, o desperdício de água. 

Diante do cenário em que a economia do recurso era palavra de ordem, os profissionais que se dedicam a serviços para automóveis começaram a investir na lavagem a seco, um tipo de serviço que ainda não era muito disseminado entre os consumidores.

Assim, a lavagem a seco se caracteriza pelo uso mínimo de água para lavar um veículo, bem diferente do que acontece nos lava jatos tradicionais. Em média, utiliza-se de 200 a 300 litros de água nas limpezas convencionais para lavar um único veículo. 

Esse total de água utilizada pelos lava jatos convencionais vai no caminho contrário do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A OMS indica que, cada pessoa, deve utilizar apenas 100 litros de água por dia. 

Os profissionaos que investem no procedimento de lavagem a seco, portanto, se posicionam no mercado como profissionais comprometidos com o uso responsável de água. 

O destaque atrai e fideliza clientes que entendem a necessidade de optar por serviços que visam economia de água, ao mesmo tempo, aumenta a lucratividade. 

 

Como funciona a lavagem a seco? 


Assim, diferentemente da lavagem convencional, o foco é utilizar o mínimo de água possível. Com os produtos da NBC, por exemplo, são necessários no máximo 300 ml de água para a limpeza completa de um veículo. 

Portanto, junto dos produtos químicos certos, também ecologicamente corretos, é feita uma solução que é borrifada em toda a carroceria do veículo.

Para realizar a remoção dos produtos, deve ser utilizado um pano especial de microfibra, para que também sejam evitadas manchas na lataria. 

Assim, além de realizar a remoção de sujeiras e impurezas, a lavagem a seco consegue devolver o brilho ao veículo. 

Para quem busca por mais produtos, além do limpa seco, temos uma linha completa, pois seus cliente também podem optar por serviços complementares.

O polimento e o enceramento do veículo são algumas das opções que potencializam o efeito da lavagem a seco, deixando o automóvel limpo por mais tempo. 

As etapas da lavagem a seco incluem: 

Diluição dos produtos para limpeza em água; 
Aplicação da mistura na lataria do carro com o auxílio de um borrifador;
Uso de uma flanela macia de microfibra para a limpeza;
Polimento do veículo com pano de microfibra macio, seco e limpo.

 

​Quais as vantagens do serviço de lavagem a seco?

 

Interessante esse método, não é mesmo? Se você ainda está na dúvida se compensa adotar o serviço de lavagem a seco para veículos, considere os benefícios a seguir.

 

Economia de água


A cada dia, a preservação dos recursos renováveis tem mostrado ser um fator relevante. Por isso, é necessário que as empresas adotem posturas que levem em consideração a consciência ambiental e a sustentabilidade.

Nesse cenário, os serviços de lava jato e estética automotiva têm um papel fundamental. Afinal, muitos ainda jogam fora litros de água na realização da lavagem de veículos.

É pensando nisso que o serviço de lavagem a seco atua economizando água. Assim, para deixar a lataria de um veículo brilhando, são necessários no máximo 300 ml de água.

Para que você tenha ideia do que isso representa, essa é a quantidade equivalente a um copo americano cheio. No caso, utiliza-se a água para formar um composto de limpeza com a cera de carnaúba.

Devido à sustentabilidade promovida na técnica adotada no serviço de lavagem a seco, ela também chama-se limpeza ecológica.

Preservação do meio ambiente
Além de evitar o desperdício, o serviço de lavagem a seco preserva o meio ambiente ao evitar a poluição dos rios. Assim, os materiais utilizados nessa técnica são biodegradáveis.

Isso significa que eles são decompostos rapidamente pela ação de microrganismos. Dessa forma, a natureza absorve esses produtos com facilidade, sem qualquer prejuízo.

A técnica empregada no serviço de lavagem a seco também é inofensiva à flora, fauna e à saúde humana. Dessa maneira, nenhum produto utilizado nesse método contém elementos tóxicos.

Por isso, é seguro solicitar o serviço de lavagem a seco sem qualquer receio da reação que possa causar em pessoas, animais e plantas.

Cada vez mais, a preocupação com a preservação da água tem se mostrado necessária.


Não risca a pintura


Muitos estabelecimentos que realizam lavagens da forma convencional esfregam sujeira na lataria, com água e produtos de limpeza abrasivos.

Isso pode deixar a pintura fosca, arranhada, riscada ou com marcas de redemoinho. Dessa forma, muitos carros que circulam nas ruas com a lataria descuidada são o resultado de lavagens malfeitas.

Esse risco é ainda maior em locais com limpadores automáticos. As cerdas rotativas são muito agressivas, além de poderem estar sujas e só empurrar a sujeira, sem saber onde ela está realmente.

Por outro lado, o serviço de lavagem a seco não causa riscos ou arranhões na pintura.

O procedimento é feito com um composto feito à base de cera de carnaúba, que age como um lubrificante. Dessa forma, o produto evita o atrito do pano usado na limpeza e a lataria.

Assim, o composto amolece a sujeira, o que torna mais fácil a sua remoção. Dessa forma, ele absorve as impurezas e, em seguida, remove-se, levando junto toda a sujeira que estava na lataria.

 

Proteção extra à lataria do veículo


Com o tempo, os raios solares e a água podem manchar a pintura do veículo. A superfície suja e poluída aumenta a probabilidade para que isso ocorra.

Porém, a cera de carnaúba utilizada no método a seco é a mesma matéria-prima do produto empregado em um enceramento profissional.

Por isso, é correto dizer que, durante o serviço de lavagem a seco, a lataria do veículo é limpa e encerada ao mesmo tempo. Assim, ao final do procedimento, a pintura ganha uma película protetora.

Essa película blinda a lataria do veículo contra arranhões leves e a luz do sol, além de repelir poeira e água. Como se isso não bastasse, a pintura ainda fica com a tonalidade realçada e o brilho mais intenso.


Variedade de usos (estofados do carro e limpeza residencial)


Bem, você já viu que é possível limpar a lataria de um veículo por meio de um serviço de lavagem a seco. Mas, você sabia que um método semelhante pode ser aplicado em peças estofadas e revestidas de tecido?

Dessa forma, é possível higienizar assentos automotivos, sofás, colchões, cortinas, tapetes, carpetes e superfícies de couro sem desperdiçar água.

Para isso, utiliza-se um composto de limpeza e o qual aplica sobre toda a peça. Esse composto tem propriedades que permitem que ele penetre nas fibras dos tecidos e atinja o interior do estofamento.

Assim, o produto absorve todas as impurezas em volta e, em seguida, é sugado, com um aspirador próprio para o método. Ao ser aspirado, o composto de limpeza leva junto a sujeira que estava no local.

No fim do serviço, não fica qualquer resíduo ou umidade na superfície ou no interior da peça higienizada. Por isso, ela pode voltar a ser usada normalmente em pouco tempo.

Como não há umidade escondida, também não há risco de proliferação de bactérias e mofo depois do serviço.

Por outro lado, depois de uma lavagem com água, o interior de um estofado ainda pode estar úmido, mesmo quando o tecido aparenta estar seco.

 

Atração de mais clientes para o método


O serviço de lavagem a seco promove a economia de água e o uso dos produtos corretos, também ecologicamente responsáveis.

Isso potencializa o compromisso dos profissionais que apostam nesse procedimento com a sustentabilidade. Claro, isso chama a atenção dos consumidores.

Os clientes encontram o serviço com um custo médio que varia de R$ 35 a R$ 75. Esses valores são fixados de acordo com o tamanho do veículo e quantidade de sujeira a ser eliminada. 

Dessa forma, o ticket médio de um profissional que oferece a lavagem a seco é bem atrativo para os clientes. O valor do ticket serve, também, como impulsionamento para a procura de outros serviços pelos clientes. 

Assim, o procedimento é comum de ser realizado em conjunto com limpeza do ar-condicionado e a higienização interna do veículo. 

 

Atendimento delivery 


O serviço de lavagem a seco pode ser realizado via delivery. A lavagem é realizada no local onde está localizado o veículo do cliente, seja em residência, na rua ou no local de trabalho. 

E então, gostou de entender melhor sobre a lavagem a seco e as vantagens do procedimento? É, realmente, um serviço capaz de diferenciar um profissional que utiliza o método em relação aos seus concorrentes, proporcionando bons rendimentos. 

Adote já este metodo e cuide do seu carro e de seus cliente enquanto preserva também o meio ambiente!

 

NBC Network